segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

habitando o papel na gazeta do povo


Matéria da querida jornalista Helena Carnieri sobre o blog. Foi um papo gostoso sobre dramaturgia, mercado editorial, academia e produção literária voltada para a linguagem teatral.
Um blog para escrever e ensinar a ler teatro

Dramaturga e pesquisadora lança a página Habitando o Papel com o objetivo de estimular o trânsito de críticas de dramaturgia na cena brasileira



“Quantos sites de crítica literária você conhece? Agora me diga quantos sites de crítica teatral você já acessou. Agora tente lembrar quantas críticas sobre livros de dramaturgia você já leu neles. Ok, com certeza a resposta é ‘não muitas’!”
Assim a dramaturga e pesquisadora Lígia Souza Oliveira começou seu blog Habitando o Papel, com o qual espera atiçar a leitura e discussão de textos teatrais no Brasil.
“Quis pensar sociologicamente as complicações críticas da dramaturgia”, contou à Gazeta do Povo.
Já constam em sua página pessoal, além da apresentação da proposta, um texto teórico sobre as diferenças terminológicas entre drama, dramaturgia e texto dramático, conforme descritos pelo teórico Patrice Pavis em seu Dicionário de Teatro, e a análise de peças de autores em ascendência no país – Newton Moreno, Felipe Rocha, Grace Passô, Jô Bilac – e a curitibana Martina Sohn Fischer. Apesar da pouca publicação especializada para teatro, ela destaca no blog as iniciativas das editoras Cobogó e Sete Letras.
Graduada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e prestes a defender sua dissertação de mestrado pela Universidade Federal do Paraná com A Condição da Personagem na Dramaturgia Contemporânea: uma Análise de “Vocês Que Habitam o Tempo de Valère Novarina”, Lígia se interessa pelo uso da linguagem em cena.
Do autor francês pesquisado, ela trouxe a ideia que a instiga a promover a leitura de dramaturgia: o leitor empresta um sopro único à leitura. “As palavras precisam de um corpo para ganhar potência”, acredita. E nada melhor do que o texto criado para ser encenado para estimular esse contato entre letra e fôlego. Outro benefício que a leitura de peças traz, para ela, é ativar a percepção de uma forma só presente na dramaturgia.
Um objetivo mais prático do blog é estimular a publicação de crítica de textos dramáticos em espaços que hoje privilegiam o romance.
Para isso, no doutorado, ela pretende fazer um levantamento do que é (ou não) publicado no Brasil em revistas literárias. “Precisamos inserir a mentalidade de que dramaturgia é literatura.”
Produção própria
Além de analisar textos alheios, Lígia escreve para teatro. Participou entre 2009 e 2012 do Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná, durante o qual escreveu Pneumático. No próximo Festival de Teatro, ela deve lançar Encontros Diários, uma das peças que integram a coletânea Dramaturgias Curitibanas.

No link:
http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1339228&tit=Um-blog-para-escrever-e-ensinar-a-ler-teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário